A importância do uso da tecnologia da informação
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias de informação aplicadas aos processos de trabalho dos Assistentes Sociais, bem como de outros profissionais atuantes na esfera da Seguridade Social.
Relataremos a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC?s) que trouxeram para o núcleo da sociedade uma mudança estrutural violenta em todos os campos de atuação do ser humano, mostrando que as mesmas são prova real desse fenômeno que radicalizou o modo de vida da sociedade atual, evoluiu o modo de comunicação, da propaganda, da agilidade na transmissão de dados - ferramenta útil para o intercâmbio de conhecimento, geração e promoção da Seguridade Social, onde a educação é um dos pilares juntamente com a assistência social (e saúde).
Conheceremos o Sistema de Informação Instituto Ayrton Senna (SIASI), que coleta dados quantitativos dos diversos programas do Instituto Ayrton Senna (IAS) para promoção, integração e inserção de alunos com defasagem idade/série/aprendizagem no município de Ibirapuã-BA.
2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é o termo utilizado para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. Conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação. A TIC não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. A TIC é a difusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes, seu acesso pode ser de domínio público ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas.
As Tecnologias da Informação constituem um amplo espaço de discussão, pois tais tecnologias têm contribuído e muito para provocar alterações econômicas, sociais e culturais. Algumas das razões que levaram à disseminação do