O esporte e o adolescente
Na adolescência o jovem quer se auto descobrir e por isso contesta tudo o que está em seu caminho e o período em que isso ocorre é marcado por muita ansiedade, apreensão, agressividade e muitas dúvidas, sendo estas reflexos das dúvidas sobre si próprio, sobre seu corpo, do que dizem sobre ele e do que ele próprio sente e pensa e é nesse agitado momento em que o adolescente intensifica suas dúvidas sobre si mesmo, sobre o outro e sobre diferentes caminho que deve ou não seguir. É também a oportunidade ideal para se apoiar em um grupo de sua mesma faixa etária, de modo a se auto-entender e se identificar com seu papel na sociedade.
No esporte os indivíduos têm a oportunidade de minimizar o controle exercido pela sociedade sobre eles podendo ser um coadjuvante importante no favorecimento de formação de atitudes, tanto positivas como negativas já que se caracteriza por objetivos próprios.
Em pesquisa realizada com jovens alemães, Seybold ressalta que desde que lhe tragam prazer como o cinema e a televisão eles tendem a valorizar o esporte. Essa autora afirma que os exercícios e atividades não adquirem valor pelo que são, mas sim, pelo que trazem,como o aprimoramento da amizade, a espiritualização do físico e a encarnação do espiritual.
O