Engenharia
1. IDENTIFICAÇÃO
Título: Determinação da água de cristalização do sulfato cúprico.
2. OBJETIVO
Determinar experimentalmente o número de moléculas de água na molécula de CuSO2.nH2O.
3. INTRODUÇÃO
Muitas substâncias unem-se com a água para formar compostos cristalinos secos. Esses compostos denominam-se hidratos e possuem composição definida. Cada um destes compostos contém um número constante de moles de água combinados com um mol de substância anida. Nesta experiência, será determinado o número de moléculas que hidratam o sulfato de cobre II. Obtêm-se os dados experimentais pela desidratação de uma amostra do sal hidratado, retirando a água e pesando depois o sal anidro.
X.(H2O)Y X + YH2O sal hidratado sal anidro
4. MATERIAIS UTILIZADOS
1) Aquecedor elétrico 2) Balança de precisão 3) Bécher com areia 4) Candinho 5) 2 gramas de sal hidratado 6) Pinça de madeira 7) Termômetro de mercúrio
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1) Determinou-se a massa do Candinho vazio. 2) Colocou-se cerca de 2 gramas de sal hidratado no Candinho e registrou-se a massa do conjunto. 3) Colocou o Candinho dentro do bécher com areia (com termômetro ao lado do Candinho na mesma profundidade de ¾ dentro da areia). 4) Aqueceu-se o conjunto por cerca de 20 minutos em uma temperatura de 230°C até sua cor azulada ficar embranquecida. 5) Resfriou-se o conjunto no Bécher com areia por aproximadamente 15 minutos, e pesou-se novamente.
6. RESULTADOS
Obtemos os seguintes dados:
Primeira medição com cadinho vazio (m1) = 31,22g.
Segunda medição com sal hidratado dentro do Candinho (m2) = 32,22g.
Diferença entre as duas pesagens nos fornecerá a massa do sal hidratado