Barroco
o O Barroco foi o movimento que deu continuidade ao Renascimento. Foi caracterizado pelo uso abundante de luzes e sombras, como pelo maior realismo nas pinturas. o A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem, de hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses.
o A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), por volta de 1.600, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis
o É uma época de conflitos espirituais e religiosos. o Os artistas Michelangelo, Caravaggio e Carracci -, decidiram fazer renascer a antiga Arte Romana, forçando a decadência do Maneirismo. o O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
As consequências da guerra, 1637-38. Palazzo Pitti, Florença
o Conflito entre o bem e o mal, o Céu e Inferno, Deus e o Diabo, o material e o espiritual, o pecado e o perdão. o Detalhismo e rebuscamento - a extravagância e o exagero nos detalhes.
o O homem dividido entre o desejo de aproveitar a vida e o de garantir um lugar no céu. o Presença de impressões sensoriais: usando seus sentidos o homem tenta captar todo o sentido da miséria humana ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis. o Culto exagerado da obra, sobrecarregando a poesia de figuras de linguagem (principalmente a antítese, o paradoxo e a gradação).
o A arquitetura barroca voltou-se mais para as Igrejas, rejeitando a simetria do renascimento. Foi uma forma de libertação das regras dos tratadistas e da simetria, e ocorreram em vários países católicos da Europa como Itália, Áustria, Espanha e Portugal.
Francesco Borromini foi