Engenharia
Engenharia da Produção ( Eng 11 RS)
Aluno: Jaison Pereira de Oliveira
Professor: Salmo Mardegan
UNIASSELVI - FAMESUL
1 R.: Os elementos são sistema dinâmico compreendem elementos externos e internos. Os elementos externos são divididos em fontes, ruído e carga. Fontes têm como função alterar de maneira planejada o desempenho do processo. Os elementos internos são divididos em armazenadores, dissipadores e conversores.
2 R.: O controle dinâmico tem por objetivo estabelecer o comportamento estático e dinâmico dos sistemas físicos, tornando-o mais obediente aos operadores e mais imune às perturbações dentro de certos limites. Utiliza sempre medidas de variáveis internas e/ou de saída do sistema, num esquema de realimentação ou feedback em torno do sistema original. Este é um conceito de incalculável poder tecnológico para o aperfeiçoamento de inúmeros processos, seja em velocidade e precisão, seja em custo. 3 R.: Os princípios fundamentais são realimentação e a retroalimentação.
A realimentação pode ser positiva e negativa, a negativa é aquela em que, pelo menos numa faixa de frequências, o erro da saída do processo em relação ao seu valor ideal passa por uma inversão intencional de sinal algébrico, antes de ser aplicada a entrada. É sob essa forma que a realimentação serve para controle. Quando o valor ideal é fixo, o controle é dito regulador; quando é um sinal qualquer fornecido ao sistema, tem-se um servomecanismo, ou servo controle.
4 R.: Por se tratar de uma modelagem matemática e da análise da resposta de um sistema dinâmico, pode ser usado em fenômenos físicos, tais como, mecânicos, elétricos, pneumáticos, térmicos e hidráulicos, bem como em processos não físicos, como por exemplo, o estudo de sistemas econômicos e biológicos.
5 R.: O controle lógico realiza-se por meio de circuitos (elétricos, hidráulicos, pneumáticos etc.) em que as variáveis são binárias (valor 0 ou 1); esses circuitos são chamados, geralmente