Engenharia
Estrutura
CH3 CH3 ! ! H2C=CH2 + HC=CH2 ---> ( - H2C-CH2-CH-CH2 - )n
Etileno Propileno Poli (Etileno-propileno) EPM
As borrachas de etileno propileno são comercializadas em dois tipos. O copolímero de Etileno propileno com a designação "ASTM" EPM e o terpolímero de etileno-propileno com a designação "ASTM" EPDM. ambos os tipos se distinguem pelas propriedades não encontradas em outros elastômeros principalmente a insuperável resistência ao ozona e ao tempo. Os tipos de dienos atualmente utilizados são 1,4 Hexadieno, Diciclopentadieno, etilideno Norborneno. Trata-se de um elastômero relativamente novo e os tipos vulcanizáveis com enxofre foram colocados no mercado por volta de 1963.
CH3 ! / \ - CH2 - CH2 - C - CH2 - !! ! - \ / !! CH ! CH3
Poli (Etileno-Propileno-Etilideno Norborneno)
A não ser para alguma aplicação especial, tal como revestimento de fios e cabos e por se tratar de um material de difícil processamento, o EPM é um material pouco frequente na indústria de artefatos de borracha.
Por outro lado o EPDM não só devido às suas propriedades insuperáveis ao ozona e ao tempo, como também por se tratar de um elastômero comercialmente econômico é largamente utilizado pela indústria, principalmente aquelas que se dedicam à fabricação de perfis, onde este material é preferido pela quase totalidade das indústrias automobilísticas. As propriedades principais do EPDM são:
01- Resistência ao ozona e ao tempo 02- Resistência térmica 03- Boa deformação permanente 04- Flexibilidade a baixas temperaturas (-95 C) 05- Resistência química 06- Baixo peso específico 07-