Artigo responsabilidade socioambiental
OLIVEIRA, José Antonio Puppim de. Uma avaliação dos balanços sociais das 500 maiores.
RAEelectron.[online] 2005,vol.4, n.1, pp.0-0. ISSN1676-5648. http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482005000100002. Classificação:
Artigo
Método:
Foi feita uma avaliação socioambiental de 500 empresas que constam no ranking das maiores empresas não- financeiras divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas em agosto de 2002 com dados relativos a 2001. O objetivo deste artigo é analisar se estas empresas estão divulgando informações de caráter sócio ambiental de forma organizada.
Para a coleta de dados foi utilizada como fonte principal as informações publicadas pelas próprias empresas através de seus balanços sociais, seus relatórios anuais ou outros documentos disponíveis ao público.
Durante o processo de coleta de informações percebemos que algumas empresas não reconhecem imediatamente o significado de balanço social ou informações sócio-ambientais.
Problema:
Dos balanços selecionados inicialmente um grupo de empresas apresentou em 2002 dados de 2001 de forma a poder colher as informações para comparações nos diversos intens a serem analisados de forma bastante objetiva. Nesta pesquisa buscou-se avaliar a transparência das empresas em seus critérios e qualidades de divulgação das suas informações sócio-ambientais disponíveis ao público de uma empresa e o comprometimento social desta empresa e somente com informações detalhadas e confiáveis seus stakeholders podem avaliar se realmente a empresa esta cumprindo suas responsabilidades frente a sociedade.
Resultado:
A publicação de balanços sociais por empresas brasileiras vem se tornando uma realidade, sem entrar em mérito sobre a qualidade das informações, o número de empresas brasileiras que publicam balanços sociais já é relativamente alto, chegando a 46% das 100 maiores empresas S.A. não-financeiras, mesmo quando comparado internacionalmente.
No campo ambiental, a nova Lei 10.650/2003 garante