Engenharia
Os lubrificantes são uma parte vital da sua máquina, um elemento crítico do seu sistema
a) Melhoram o desempenho dos componentes individuais
b) Aumentam a vida útil da sua máquina
c) Reduzem o consumo de combustível e óleo
Os óleos para motores foram formulados para optimizar o desempenho dos motores, reduzindo os consumos de combustível e óleo. Todos os óleos para motores:
a) Reduzem o consumo de óleo e combustível graças à baixa fricção
b) Mantêm o motor limpo, mesmo em condições severas de operação
c) Reduzem o desgaste e prolongam a vida do motor
O manuseamento correcto dos lubrificantes irá proteger o seu motor e o ambiente. Eis algumas recomendações:
Mude o óleo e o filtro nos intervalos recomendados
Cada hora de operação extra representa um aumento da contaminação do óleo, sendo, por isso, o desgaste dos componentes da máquina maior no fim da vida útil do óleo.
O não cumprimento dos intervalos de mudança do óleo pode causar danos ainda mais graves, tais como segmentos gripados no motor ou aumento do desgaste dos dentes das engrenagens da transmissão.
Os filtros de óleo devem ser substituídos sempre que se mudar o óleo, pois as características do óleo novo deterioram-se rapidamente quando se usam filtros velhos. Quando os filtros de óleo ficam entupidos, obstruindo a circulação do óleo, existe um maior risco de aumento da temperatura, o óleo deixa de fluir, causando a falha dos componentes.
Assegure boas condições de limpeza na área de trabalho sempre que mudar o óleo.
A falta de limpeza durante o abastecimento do óleo é a principal fonte de contaminação, levando ao desgaste, erosão, corrosão e funcionamento deficiente. Por isso é muito importante que a área de trabalho esteja limpa, principalmente em volta do furo de enchimento. Em motores de pequeno porte recomenda-se o uso de um funil com pelo menos 20mm de passagem na zona mais estreita.
Óleos sintéticos
A utilização de óleos sintéticos e de outros não