Resumo - os miseráveis
Carlos Aberto Jungles de Camargo
Os Miseráveis – Victor Hugo
Um livro emocionante, uma lição de vida, uma noção de realidade e ao mesmo tempo histórico, e como o amor ao próximo pode modificar as pessoas.
Jean Valjean havia passado 19 anos preso, pelo crime de roubar um pão quando seus sobrinhos não tinham o que comer. Quando solto passou por dificuldades, sofreu descriminação, foi rejeitado pela sociedade, até a aparição do Bispo Monsenhor Benvindo que o recebeu, deu hospedagem e comida, Jean ainda sem entender tais gestos roubou a prataria da casa do Bispo, e foi preso logo em seguida, o bispo o inocentou dizendo que o havia presenteado com os objetos e estes deveriam ser destinados aos pobres, Jean saiu da cidade com um pensamento miserável.
Tornou se Madeleine, inovou na produção dos artigos produzidos na cidade de Montreuil-sur-Mer e revolucionou a economia local, sempre ajudando quem necessitava, investiu em hospitais e asilos, era respeitado em toda a cidade, até o rei Luiz XVIII o nomear prefeito da cidade, foi quando conheceu Fantine (que se tornara prostituta para enviar dinheiro às pessoas que cuidavam de sua filha) que havia sido presa por Javert (Obsecado pela Lei, estava investigando Madeleine sob suspeita de ele ser um ex condenado), a moça então foi liberta a pedido de Madeleine, onde esta contou sobre sua filha e Madeleine prometeu ir buscar a garota. Mas antes que isso pudesse acontecer Fantine morreu e Javert descobriu que Madeleine era Jean Valjean e este foi condenado a prisão perpétua. Certo dia um marinheiro se descuidou e ficou a beira da morte Jean o salvou mais caiu no rio, seu corpo não foi achado e foi dado como morto.
Jean se deparou em frente a estalagem dos Thénardier, onde encontrou a pequena Cosette ( filha de Fantine ), quer era tratada como um cachorro, este então pagou uma quantia alta para que os Thénardier a deixassem partir mesmo relutantes. Jean se tornou um pai