Tecnologia de informação no agronégocio
Tecnologia da Informação (TI) é a área responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações.
No agronegócio a T.I é dividida em três grupos de tecnologia. O primeiro é o grupo de administração e gestão, neste grupo encontram-se as planilhas eletrônicas, gerenciadores de banco de dados, processadores de texto, sistemas gráficos e sistemas de apresentação. Os outros dois são voltados para o controle e monitoramento da produção, com o uso monitoramento de máquinas, rebanho e clima, e também telecomunicação. Temos então um grupo de tecnologias voltadas para a captação de informação, outro para o gerenciamento e interação das informações captadas e por ultimo um conjunto para distribuição das informações para clientes e outros envolvidos.
Acredita-se que com a evolução da tecnologia no meio rural os produtores terão mais facilidade para controlar a produção, potencializando a utilização de recursos financeiros e humanos, conseguindo agregar competitividade e qualidade aos produtos. Será possível também uma melhor interação com os envolvidos indiretamente na produção, por exemplo, corrigindo possíveis desentendimentos na hora de venda e distribuição. Usando como exemplo um pequeno produtor de vacas leiteiras podemos identificar vários pontos importantes de coleta de informação como a idade do animal, a época de gestação, histórico familiar, histórico de vacinação, capacidade de produção e outros. Todas essas informações quando conciliadas por um sistema podem gerar outras mais importantes que auxiliam na tomada de decisões como em qual genética é melhor investir recursos.
O Brasil ocupa atualmente o 12° posição no mercado mundial de softwares e serviços de T.I. Existem mais de 8 mil empresas atuando no segmente. Ainda assim a utilização de tecnologias de informação na área rural é baixa e pode