Engenharia
Marcus Alexandre de Castro marcus.castro.t@gmail.com RESUMO
Nos últimos tempos, os sistemas ERP, também conhecidos como sistemas integrados de gestão, começaram a fazer parte das organizações. Eles foram adotados pelas empresas procurando solucionar os problemas empresariais. São sistemas que integram as informações que circulam dentro das organizações por meio de uma única base de dados. Informações bibliográficas sobre o assunto apontam resultados favoráveis aos sistemas ERP, entretanto, a dificuldade de implantação e mudança nas estruturas organizacionais da empresa é o maior desafio a ser implantado. Pontos negativos são os custos elevados em tecnologia e consultoria, onde quem sofre mais com isso são as empresas de pequeno porte. Esse trabalho tem como principal objetivo apontar os benefícios do sistema ERP nas empresas, destacar suas vantagens competitivas e velocidade da informação.
Palavras-chave: sistemas integrados de gestão, pequenas empresas, mudança organizacional, integração, sistemas de informação.
INTRODUÇÃO
Hoje o teor de informação está cada vez maior devido às diversas tecnologias lançadas todos os dias, a informação é algo cada vez mais valioso. A rapidez da informação é tanta, que algumas novas tecnologias nem dá tempo de ser lançada, algo que realmente chega a ser espantoso. A informação é importante em todos os segmentos, principalmente no mundo dos negócios. Após algumas definições, será demonstrada a importância de um sistema ERP para as empresas, é um processo muito delicado e muito complexo porque chega a alterar muitas áreas e culturas, em alguns casos, é necessária a quebra de alguns paradigmas, principalmente os funcionários mais antigos que não possuem intimidade com novas tecnologias. O ERP, também conhecido como Enterprise Resource Planning é uma ferramenta de software que integra todos os departamentos de uma empresa, automatizando processos.
A implementação de