safasfasfsfafaf
1238 palavras
5 páginas
1. O SOCIALISMO2.1 Origem do Socialismo
“A História de toda a sociedade até hoje tem sido a história das lutas de classe” (Karl Marx)
Na visão do idealizador e pensador do socialismo, Karl Marx, este tipo de sistema visa à queda da classe burguesa que lucra com o proletariado. Segundo ele, somente com a queda da burguesia é que seria possível a ascensão dos trabalhadores. Podemos, contudo, afirmar que o socialismo adquiriu maior evidência na Europa, após o ano de 1840.
O socialismo surgiu no final do século XVIII que possuí uma doutrina política e econômica e se caracterizou pela ideia da transformação da sociedade onde ouve a distribuição equilibrada de propriedades e riquezas, assim contribuindo para uma maior proximidade entre as classes sociais.
A origem do socialismo vem de raízes intelectuais que surgiu em resposta aos movimentos políticos das classes trabalhadoras. Na teoria de Karl Marx representava-se pelo socialismo a fase intermediaria entra a era do fim do capitalismo e a implantação do comunismo.
Karl Marx foi um dos principais filósofos da época que afirmava que o socialismo só seria realmente alcançado através de uma grande reforma social com revoluções do proletariado e luta de classes sociais. Todas as propriedades particulares e bens teriam de ser de todos os indivíduos, haveria uma repartição do trabalho comum e dos objetos de consumo, assim as suas diferenças iriam sendo eliminadas.
O que o socialismo prometia não era uma distribuição absolutamente igual, mas uma distribuição mais justa e mais equitativa. A única meta a que de fato se visa não é a igualdade em sentido absoluto, mas uma “igualdade maior”. (Friedrich Hayek)
A sociedade visada pelo socialismo é aquela com uma igualdade maior, ou seja onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento, com os mesmos ganhos e despesas. Alguns países, como União Soviética que é a atual Rússia, China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas ideias no século