portugues
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURIDICAS
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: LAUTENAI
PERÍODO 1º NOTURNO
ACADEMICA: GESIANE RAMOS DO AMARAL
FREIRE, Paulo. A importância do ato de Ler. São Paulo: Cortes, 1081.
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
Paulo Freire foi um educador brasileiro. O método de alfabetização Paulo Freire foi aplicado em diversos países. Foi membro do Conselho Estadual de Pernambuco. Foi professor da UNICAMP, foi secretário de educação da prefeitura de São Paulo. Demonstrava grande preocupação com o grande número de adultos analfabetos. Participou do movimento de Cultura Popular, organizado por Germano Coelho, Norma Coelho e Anita Paes Barreto, durante a administração de Miguel Arraes de Alencar. Desenvolveu o "Método Paulo Freire", que se tornou famoso em diversos países. Partindo de uma pesquisa do vocabulário usado pela população, no local onde seria aplicado o método, se desenvolvia todo o trabalho de alfabetização. Foi usado inicialmente no Rio Grande do Norte, com o apoio do então governador, Aluísio Alves.
A obra de Paulo Freire esta dividida em três partes, a primeira, A importância do Ato de Ler, Alfabetização de Adultos e Bibliotecas Populares e por fim O Povo diz sua Palavra ou a Alfabetização em São Tomé e Príncipe.
No primeiro momento, em a importância do ato de ler, Paulo Freire faz um a compreensão critica sobre o ato de ler. A leitura do mundo deve precidir a leitura da palavra. Para dar continuidade a sua obra o autor recorda-se de sua infância e juventude, para tomar conhecimento de onde começa a surgir a compreensão critica da importância do ato de ler. Retoma a distante infância no Recife onde nasceu, das arvores onde brincava, a velha casa onde, engatinhou, andou e falou,aquele mesmo mundo em que realizou suas primeiras leituras. Um mundo que ele chama de “especial” em que se dava a sua atividade perceptiva. E a medida em que foi