Engenharia
GRUPO:
Turma:
Instituição de Ensino: UVA
Disciplina: Laboratório de Física II
Professor: Misael
Objetivo: Nesta aula, aprendemos a identificar valores de resistência para um resistor pelo código de cores, e comparar com o valor medido pelo ohmímetro, como também, desenvolvemos e descobrimos como funcionam as associações de resistores em série, paralelo e misto.
Desenvolvimento:
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.1
Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor.
Selecionamos alguns resistores de quatro cores onde o cálculo era feito da seguinte forma, por exemplo: Pegamos um resistor de cores Marrom, Vermelho, Marrom e Dourado. Analisando o código de cores, o Marrom vale 1 e o Vermelho vale 2. Então ficará assim, de acordo com a ordem citada: 1(Primeira cor:marrom)2(Segunda cor: Vermelho) x 10ˆ1(Terceira cor: Marrom) = 12 x 10ˆ1. Já a quarta cor, representa a faixa de tolerância, ou seja, o valor exato da resistência encontra-se numa margem de 5% em relação ao valor teórico. E, através do ohmímetro, medir seus respectivos valores, calculamos seus valores teóricos, tolerância e a seguir, utilizamos a fórmula do Erro(%) = (|Valor Medido – Valor Teórico|)/Valor Teórico. Descobrimos que os valores encontrados pelo ohmímetro são bem próximos do valor nominal.
Associação em série
Em uma associação em série de