estudo do asfalto borracha
ASFALTO-BORRACHA NA PAVIMENTAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ
Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro
Harlenn dos Santos Lopes
Bruno de Oliveira Rocha
Universidade Federal do Ceará
Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes (PETRAN) / UFC
Marcos Ronaldo Albertin
Breno Barros Telles do Carmo
Natacha Gadelha Rocha
Universidade Federal do Ceará
Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção Mecânica / UFC
RESUMO
O conceito de cadeia produtiva foi desenvolvido como instrumento de visão sistêmica. Neste contexto, um destaque evidente deve ser dado à cadeia produtiva do asfalto por se tratar de uma infra-estrutura fundamental para a circulação de bens e pessoas no estado do Ceará, haja vista a quase inexistência de serviços ferroviários estendidos e a quase impossibilidade de navegação fluvial em larga escala. Isso traz um grande impacto sobre todos os serviços de distribuição. Assim, o transporte terrestre por rodovias se mostra a opção mais viável.
Visando a uma melhor qualidade de pavimento asfáltico e a reciclagem dos pneus, foi identificada uma oportunidade de negócio que envolve a cadeia produtiva do asfalto e de pneus. A oportunidade consiste na utilização da borracha dos pneus para a fabricação de pavimentação, conhecido por asfalto-borracha. Para tanto, é necessário a realização de um estudo de viabilidade técnica e logística para este negócio. Logo, o foco deste trabalho leva em consideração o estudo logístico, sendo feito o levantamento da quantidade de pneus inservíveis existentes e a localização dos mesmos no estado do Ceará, os aspectos legais envolvidos e as tecnologias existentes para a fabricação deste tipo de asfalto.
ABSTRACT
The productive chain concept was developed like system vision instrument. In this context, an evident detached must be given to the asphalt productive chain because it is the fundamental structure to the products and people circulation in Ceará, since