espaços proficionais para o psicologo
Segundo Foucault, o campo de atuação se evidencia nos fatores sociais, políticos, econômicos, tecnológicos e pedagógicos.
Hoje os ramos são mais abrangentes, podendo se resumir basicamente em quatro áreas: Clínica, social, educacional e do trabalho.
Mas isso não quer dizer que ela se divida especificadamente nessas áreas, pois cada um desses campos se abre um leque de possibilidades. O que difere o profissional de cada campo vai ser a sua realidade. Por exemplo, um psicólogo que trabalha na área clínica estará atuando para promover a saúde enquanto o profissional na área da educação estará mais atuante no processo pedagógico.
Consultórios, clínicas psicológicas, hospitais, ambulatórios, instituições educacionais, creches, escolas, empresas, indústrias, são apenas alguns dos muitos exemplos que o profissional da psicologia poderá atuar.
2. Em quais áreas os psicólogos são mais solicitados?
Segundo pesquisas relacionadas no texto (Concelho Federal de Psicologia, 2001) foi apresentado que em primeiro lugar a área mais solicitada esta na clínica em consultório (54,9%) enquanto uma pequena parte (12,6%) atuava com psicologia da saúde, sendo esta também atuante muitas vezes a prática em clínica.
3. Conceito e origem da palavra psicologia.
Desmembrando a palavra psicologia temos a derivação das palavras Psiquê=alma, mente e Logia= estudo de. Logo, o conceito da palavra se resume a estudo da alma. Claro que na atualidade, a psicologia não estuda apenas a alma, mas sim, o comportamento humano e suas experiências, já que o mesmo não surge sem um motivo.
Por muito tempo a psicologia esteve unida a filosofia, de forma anônima, e que tinha por objeto de estudo o “algo” que o homem tinha além do seu corpo físico. Foi dessa forma que o “estudo da alma” se manteve como definição por muito tempo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARIANO, Anna Paula Rodrigues. Um pouco sobre a história da