engenharia
ENGENHARIA
1º Período
Profª. Leila Siston leilasiston@yahoo.com.br 992506660/ 98325-3699/ 96720-6332
RIO DE JANEIRO 2014.1
1. TEORIA DA COMUNICAÇÃo
1.1.Língua e linguagem
Linguagem é qualquer conjunto de sinais usados para a comunicação humana e a interação entre pessoas. Por exemplo: o francês, os sinais de trânsito, a mímica. Língua é um tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. Por exemplo: o português, o tupi. Na comunidade em que vivemos, usamos a língua portuguesa para nos comunicar e interagir com outras pessoas. Assim, quanto maior o domínio que temos da língua, maiores são as possibilidades de um desempenho lingüístico eficiente. Dominar bem uma língua não significa apenas conhecer seu vocabulário; é preciso também ter domínio de suas leis combinatórias. A língua pertence a todos os membros de uma comunidade. Como ela é um código aceito convencionalmente, um único indivíduo não é capaz de criá-la ou modificá-la. A fala, entretanto, é sempre individual e seu uso depende da vontade do falante.
Texto é um enunciado que um emissor constrói de forma escrita ou oral para um receptor.
Enunciação ou ato ilocucional é a intenção do emissor, nem sempre expressa no texto. Por exemplo, no texto “Você tem relógio?”, há uma enunciação sub-reptícia: “Quero saber as horas”.
Se emissor e receptor tiverem um conhecimento de mundo (repertório) comum, a enunciação, mesmo quando não expressa de forma clara, é percebida, ou seja, há uma elaboração, ou codificação do texto, pelo emissor, e um entendimento, ou decodificação, pelo receptor.
Enquanto o texto é produto da enunciação, estático e