A questao colombiana
Neste trabalho apresentarei resumida e explicitamente o tema “questão colombiana” levando em consideração que pesquisei e produzi um texto me baseando na leitura.
A QUESTÃO COLOMBIANA
Depois da Segunda Guerra, a construção de um mundo bipolarizado traçou ideias que ultrapassavam os limites territoriais. A guerra entre o bloco capitalista e comunista nos dava uma impressão de que as instituições, práticas, econômicas e, até mesmo, concepção de mundo atravessavam a bifurcação destes caminhos distintos.
Na guerra entra A União Soviética e os Estados unidos, surgiram grupos opositores contra o sistema capitalista, principalmente nas nações latino-americanas. A oposição era tão grande que as ditaduras foram as únicas estratégias para conter as manifestações contra as ordens dominantes. Em alguns casos, a guerrilha era formada para enfrentar o mundo bipolar. O caso mais famoso de guerrilha conhecido foi o da Colômbia no final dos anos 60.
A luta das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), criada a partir da união dos camponeses comunistas, existe até hoje. Esse grupo decidiu ao longo de 40 anos de luta, controlar o território sul do país, criando um poder paralelo. Essa organização tem como discurso ideológico a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais.
Na época de 80, a guerrilha tentou as vias representativas oficias com a criação da União Patriótica. Não obtendo grandes conquistas voltaram a guerrilhar para sustentarem seu projeto revolucionário. No fim dos anos 90, durante o governo do presidente Pastrana, tentaram um acordo de paz para tentar reduzir as mortes e a degradação do Estado.