Sociedades America Pr Colombiana
571 palavras
3 páginas
As sociedades na américa pré-colombiana. A américa pré colombiana em sua estrutura, abrigava diversas culturas e povos, entre eles os mais destacáveis serão os Astecas os Maias e os Incas, mas começaremos pelo povo Olmeca que se desenvolveram entre 1500 e 400 a.C. creem que esta civilização foi a mãe de todas as outras civilizações meso-americanas que se desenvolveram ao longo dos anos. Está civilização se beneficiou de solos aluviais bem irrigados o que ajudou a desenvolver muito as técnicas agrícolas, principalmente o milho, a sua religião se baseava com cultas as cavernas e montanhas, os rituais eram conduzidos por xãmas, governantes e sacerdotes, com o objetivo de legitimar o poder através do divino. A cultura dos olmecas, como as de diversas sociedades americanas, era hierarquizada e centralizada em San Lorenzo, as pedras eram usadas para monumentos sempre voltadas ao poder do governante. Os Olmecas influenciaram fortemente o povo Asteca que viveram praticamente na mesma região, mas em tempos diferentes, está região sofreu diversas invasões de povos do norte da américa.
O Império Asteca se formou da união das três cidades texcoco, Tlacopán e a capital, Tenochtitlán, eles haviam uma estrutura social fortemente centralizada como a dos Incas e Astecas. A sociedade Asteca tinha seus pilares em aspectos religiosos e na guerra, aqueles que detinham mais poder eram os sacerdotes, logo após na escala viriam os chefes militares e os altos funcionários do império e assim por diante em uma escala hierárquica dividindo o poder cada vez mais em pequenos territórios. Cada região do império tinha o dever de pagar impostos e de fornecer força militar para o império.
Na questão da religião, os Astecas cultuavam os astros sendo o mais importante o Sol, os ritos sempre envolviam a natureza e o sol, e muitas vezes sacrifícios de humanos e animais. O Sol também era muito reverenciado entre os Incas, que afirmavam que seus governantes eram descendentes diretos do Sol, assim