TAREFA 1 TEORIAS DO CURR CULO
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
Aluna: Rachel Gomes da Silva Data: 12/06/2015
Professor: Gilberto Aparecido Damiano
Polo: Pompéu Turma: Pomp-02
Tutora a distância: Luciana Ap. A. Silva Tutora presencial: Christiane Lacerda
Tarefa 1: Teorias do Currículo
TEORIAS CURRICULARES
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escola, orienta as atividades educativas a serem desenvolvidas durante o ano letivo e é um plano de ação adequado e adaptado com a realidade dos alunos, e é ele também que específica, o que, como e quando ensinar e como avaliar .O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. A cultura é o conteúdo da educação, sua essência e sua defesa, e currículo é a opção realizada dentro dessa cultura.
Sendo assim, o currículo não é estático, pelo contrario, ele foi e continua sendo construído, ou seja, está sempre em construção. Hoje em dia, a organização do currículo escolar se dá de forma fragmentada e hierárquica, ou seja, cada disciplina é ensinada separadamente e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras recebem mais tempo para serem explanadas no contexto escolar.
As teorias curriculares diferem-se pela importância que atribuem a conceitos como aprendizagem, conhecimento, dimensão humana, cultural ou social. Sendo assim, a função da teoria curricular é compreender e descrever fenômenos da prática curricular. Dessa forma, podemos destacar três importantes teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-crítica.
TEORIAS CURRICULARES TRADICIONAIS
As teorias curriculares tradicionais foram criadas na primeira metade do século XX, sobretudo por John Franklin Bobbitt, que associava as disciplinas curriculares a uma questão