Etica em Marketing sm
A ética em marketing define os padrões de conduta e de valores morais dos profissionais de marketing na condução dos problemas e na tomada de decisões.
Por lidar com modelos transacionais e relações econômicas entre pessoas e organizações, é natural que existam questões éticas que devem ser consideradas nas diversas áreas de atuação do marketing.
Ao desejar conhecer profundamente os consumidores, é possível que o marketing chegue muito perto da invasão de privacidade, seja por pesquisas voluntárias, seja pela observação sistemática do comportamento. Isso torna necessária a existência de legislação e mecanismos de auto-regulação sobre a proteção à privacidade.
A proteção aos direitos dos consumidores deve ser considerada no desenvolvimento de produtos e serviços, quando devem ser observados os aspectos como qualidade do produto, obsolescência, garantias, plágios e piratarias em marcas e embalagens. A Lei 8078/90, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, é o principal instrumento normativo a ser observado.
Nas questões de preços, o comportamento ético condena acordos em forma de cartel, os abusos de oportunidade (escassez, dependência física ou mental etc.) e outras formas de desequilíbrio da relação de valor entregue.
Os problemas éticos na estratégia de distribuição podem envolver controle sobre os canais de venda (exclusividade ou cotas mínimas) e o regime de vendas casadas (obrigação imposta ao cliente de comprar um determinado produto de baixo giro para garantir o fornecimento de outro produto com melhor desempenho). Além disto, outras considerações éticas, mas não ilegais, podem ser feitas, por exemplo, questionar se uma empresa deve distribuir seus produtos em locais pouco lucrativos que não disponham de uma fonte alternativa de suprimento.
A propagandaenvolve várias questões éticas tanto em relação ao conteúdo das mensagens, quanto à natureza da mídia, à sua intensidade e mesmo à consideração do público-alvo, como