Engenharia
Laboratório de Física III
Curso: Engenharia Civil – Código: FI21NB
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco
Acadêmicos:
Leonardo Correia Sato – Turma B
Natália Misturini – Turma B
Renato Begnini – Turma B
Resumo A eletrostática, é a área do eletromagnetismo que aborda as interações entre cargas estacionárias ou quase estacionárias. As cargas elétricas são associadas a certas partículas elementares que formam o átomo (prótons e elétrons). Através de experiências foi possível mostrar que prótons e elétrons tem comportamentos elétricos opostos, o que gera forças de atração e repulsão entre cargas elétricas, e é isso que observemos nessa prática, isso através de um simulador computacional de forças eletrostáticas.
Fundamentação Teórica A força elétrica é uma grandeza vetorial. Em 1875, Coulomb, estabeleceu algumas características fundamentais da força elétrica entre duas cargas pontuais:
É inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas;
É proporcional ao produto das cargas.
A partir dessas observações e mais o conhecimento sobre repulsão e atração, permitiu que Coulomb formulasse a lei de força para interação eletrostática entre duas cargas pontuais, fórmula que ficou conhecida como Lei de Coulomb. Está é a lei que utilizamos para os cálculos deste presente relatório.
Lei de Coulomb: ,
Onde k é uma constante, q1 é a carga da partícula, q2 é a carga da outra partícula, r é o raio de separação entre as partículas.
A constante k pode ser escrita como: , (= 8,88542 x 10 -12 C2/Nm2), é a constante de permissividade elétrica do vácuo.
Procedimento Experimental
Para realizarmos essa experiência, utilizamos o programa computacional Hockey no campo elétrico, a partir do programa foram simulados arranjos utilizando partículas positivas e negativas, com o objetivo, da força eletrostática das partículas atrair ou repulsar a partícula teste