engenharia
Este método é também conhecido como método da utilização dos condutores em malha ou gaiola. Captores em malha consistem em uma rede de condutores dispostos no plano horizontal ou inclinado sobre o volume a proteger. As gaiolas de Faraday são formadas por uma rede de condutores, envolvendo todos os lados do volume que se deseja proteger. Quanto menores forem as distâncias entre os condutores das malhas, maior será o nível de proteção.
O método Faraday é recomendado para edifícios com grandes áreas, especialmente os de altura não elevada, nos quais a utilização de hastes implica em problemas estéticos. Também, este método é obrigatório para proteção de edifícios de mais de sessenta metros de altura.
A NBR 5419 estabelece tamanhos máximos para as malhas de Faraday, em função do nível de proteção requerido pela edificação.
Observações:
o módulo da malha é referente a instalação no teto da edificação;
a malha mais importante a ser instalada é a que percorre toda a periferia do teto e a periferia da casa de máquinas e da caixa d’água, formando um anel.
Descidas.
Os condutores de descida devem ser dispostos de modo que:
• a corrente percorra diversos trajetos paralelos;
• o comprimento desses trajetos seja o menor possível.
A distância entre os condutores de descida, e, consequentemente, sua quantidade, é fixada pela norma em função do nível de proteção. A Tabela 12.6 resume essa questão.
Tabela 12.6: Espaçamento médio dos condutores de descida.
Nível de proteção
Espaçamento médio [m]
I
10
II
15
III
20
IV
25
No mínimo devem ser instalados, sempre, dois condutores de descida para qualquer caso e, sempre que possível, os condutores de descida devem ser instalados nos cantos da edificação.
Os condutores de descida externos à estrutura devem ser interligados por meio de condutores horizontais, formando anéis, sendo o primeiro no nível do solo e os outros a cada 20 m de altura.