Farmacologia
“Você é o novo secretario de Saúde do Município X, situado em MG, com 5 mil habitantes vivendo, na sua grande maioria, na zona rural e com uma população sem faixa etária predominante. Existem 2 unidades atendendo dentro do PSF na cidade. De acordo com os textos estudados e as aulas dadas, defina um protocolo básico de prescrição de medicamentos pelo enfermeiro do PSF local, citando os fármacos ou seus grupos e justificando essas escolhas assim como sua proposta geral.”
De acordo com o tema escolhido e com a proposta do trabalho, foi feito um levantamento dos medicamentos que poderiam ser protocolados para ficar a disposição da prescrição do enfermeiro. A seguir, a relação dos fármacos, seus grupos e a justificativa de sua escolha para o protocolamento que dá ao enfermeiro, a autonomia de sua prescrição:
Do grupo dos Antimicóticos, teremos:
Anfotericina B; Cetoconazol; Flucitosina; Fluconazol; Nistatina; e o Miconazol. Devido o fato de que a maior parte dos habitantes da cidade morarem na zona rural, fez-se necessário a escolha destes. Os antimicóticos combatem as infecções causadas por fungos, que podem ser encontradas facilmente nessas regiões e seus arredores.
Do grupo dos Antiparasitários, teremos:
Mebendazol; Lindano; e Permetrina. A prescrição do Albendazol será de responsabilidade médica.
Esse grupo de fármacos combatem as doenças parasitárias, e sua prescrição dá-se necessária, pois a na zona rural de uma cidade pequena como esta a incidência de verminosas é maior.
Dos Antissecretores gástricos: Ranitidina; e Omeprazol. Dos Eméticos: Xarope de Ipeca. Dos Antiméticos: Dimenidrinato. Dos Laxantes: Agar. Dos Antidiarreicos: Cloridrato de Loperamina. E dos Analgésicos: Acetominofeno.
Destes 6 grupos citados por último, a justificativa de sua escolha para que a responsabilidade de prescrição também compita ao enfermeiro é de que estes são medicamentos usados para fins paliativos, aliviando sinais e sintomas que foram