Arquitetura da Informação e E-Satisfação
Aluno(a): Rosangela Scalvi
Sistemas para Internet – E-commerce
Arquitetura da Informação e E-Satisfação
A arquitetura da informação não nasceu com a internet, ela surgiu através da aplicação de princípios que visam reduzir a complexidade em ambientes que armazenam grandes volumes de informações. O termo arquitetura começou a ser usado no meio computacional na década de 1960. A Arquitetura de Informação é formada por 2 visões principais:
- Desenho da informação diante da necessidade de organizar a informação antes de representa-la;
- Analise e desenho de sistemas de informação diante da necessidade de organizar os processos e recursos antes de programa-los.
O catalogo é um exemplo de uso da arquitetura da informação, pois ele ajuda a organizar e encontrar a informação que deseja, sendo um canal de comunicação estruturado, apresentado sob forma codificada e organizada, muito usado em bibliotecas físicas e também para navegação em ambientes eletrônicos. Também os documentos impressos, como os livros, possuem arquitetura de informação, podendo citar como exemplo os índices, sumários, paginação que facilitam a navegação, a busca e a organização de informação.
A arquitetura da informação é baseada em partes na ciência da informação, sendo a arquitetura da informação uma disciplina que trata de um processo especifico do desenho de um determinado aspecto do objetivo da Ciência da informação, sendo este aspecto o espaço ou ambiente informacional.
Para ter uma boa arquitetura da informação, teria que seguir os seguintes padrões:
A combinação de organização, rotulação e navegação dentro de um sistema de informação. O design estrutural de um espaço de informação para facilitar a realização de tarefas e acesso intuitivo ao conteúdo. A arte e ciência de estruturar e classificar web sites e intranets para ajudar pessoas a encontrar e gerenciar informações.
A web passou a necessitar de uma arquitetura da informação somente a partir do final da década de