Cosplay
Ao contrario do que muitos acham, os cosplay não nasceu no Japão. Ele foi criado em 1939, por Forrest J. Ackerman na companhia de Myrtle R que se preparavam para uma convenção ele criou uma roupa futurista e ela um vestido copiado do filmes “Things to come”. Inicialmente baseava-se na criação e apresentação de personagens, ganhando força mais tarde graças aos fãs da Série Star Wars e Star Strek.Porém foi somente na terra do sol nascente que ele se espalhou fortemente.Tornou-se parte de sua cultura, é comum jovens a partir dos 12 anos começarem a fazer cosplay, alguns até tornam isso profissão.
Popularizou-se pelo mundo pela década de 90, quando animes começaram a passar na TV aberta de vários países.
Os custos das roupas variam muito dependendo do personagem escolhido.Alguns podem ser feitos com roupas que se tem no armário, enquanto outros demandam tempo e muito dinheiro.É bastante comum também a fabricação caseira das roupas, perucas , sapatos e acessórios, pois um dos princípios do cosplay é o “ Faça você mesmo”.
O cosplay do Brasil popularizou-se no meio da década de 90, quando passava-se na TV massivamente as animações japonesas. O primeiro grande sucesso de publico foi o anime “Cavaleiros do Zodiaco”.Foi então que fãs foram aos poucos marcando encontros para discutir, e alguns começaram a ir devidamente caracterizados.O primeiro grande evento de cosplay no Brasil ocorreu em São Paulo, até hoje os maiores eventos do país ocorrem na capital paulista.Inclusive a eliminatória Brasileira do campeonato mundial de cosplay, que envia os ganhadores ao Japão para participar do maior evento voltado para esse publico.Por dois anos o prêmio foi levado para casa