Resenha textual
Iniciativas privadas e o histórico econômico brasileiro
1. Elementos subsidiários
BELLUZZO, Luiz Gonzaga (2013). Carta Capital, Economia. O DNA brasileiro. Edição 772. Acesso em: 31 out. 2013.
Disponível em:
Belluzzo é professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Possui formação acadêmica em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP, pós-graduado em Desenvolvimento Econômico pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe – Cepal, e é doutor em economia pela Unicamp.
No ano de 2001, foi incluído entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX no Biographical Dictionary of Dissenting Economists. E em 2005, recebeu o Prêmio Intelectual do Ano – Prêmio Juca Pato.
2. Elementos da leitura do texto
O autor em sua análise econômica aos últimos acontecimentos ligados ao leilão dos poços de Petróleo, citando o "suculento Campo de Libra", critica o prevalecimento na sociedade brasileira, da dominação das iniciativas privadas e o abastecimento privilegiado de seus interesses particularistas (BELLUZZO, 2013).
Por outro lado, Belluzzo não se posiciona de forma clara no que diz respeito à questão das decorrências ligadas ao leilão. Mostrando que não apoia diretamente o posicionamento otimista, nem pessimista, das ações e críticas voltadas ao tema, pela população, agentes econômicos, jornalistas, ou até mesmo o próprio governo.
Não creio que a derrota contribua para apaziguar os exaltados de um lado e de outro, incapazes de compreender a sábia recomendação de Nietzsche: “ Em meio a uma discussão acalorada, congele seus argumentos ”. (Esse aconselhamento deveria servir de guia para outras acendradas contendas no campo político, cultural e até mesmo esportivo.) (BELLUZZO, 2013).
3. Avaliações e proposições
Belluzzo,