Ergonomia em Salão
A qualidade de vida no trabalho é um considerável fator positivo em benefício da empresa e também para a saúde dos colaboradores. Com as frequentes mudanças no mercado de trabalho, as empresas buscam adequar-se ao novo cenário global e suas exigências. Neste contexto, segundo Vasconcelos (2001) a qualidade de vida no trabalho constitui-se na peça chave do desenvolvimento humano e profissional, pois é nas organizações que o indivíduo, trabalhador, encontra seu sucesso ou sua frustração, situações estas que interferem diretamente no seu bem estar psicossocial, assim como no seu rendimento e desempenho profissional.
As organizações mediante a este fatores devem possuir uma visão estratégica para que possam atender as necessidades, criando planos, elaborando projetos, mudanças de escopos e aplicando ferramentas de HSSO – Higiene, saúde e segurança ocupacional.
No âmbito organizacional a qualidade de vida é uma temática reconhecidamente de extrema relevância, pois interfere diretamente na questão competitividade, espaço no mercado, produtividade da empresa. Nesse contexto, a qualidade de vida no trabalho pode ser entendida como o envolvimento de pessoas, trabalho e organizações, onde a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficiência da organização são os aspectos mais relevantes.
Segundo Maximiano (2001), Quanto maior a satisfação dos funcionários, mais alta é a qualidade de vida no trabalho. Os funcionários podem estar mais ou menos satisfeitos, não apenas com os fatores motivacionais e higiênicos, mas também com outros fatores, como a sua própria educação formal, vida familiar e oportunidades para desfrutar de atividades culturais e sociais. Estes dois últimos estão claramente fora do ambiente de trabalho. No entanto, é inegável seu papel na saúde psicológica e na produtividade dos funcionários de todos os níveis.
Problema de estudo
Com as mudanças e exigências em um mercado globalizado no qual a busca em