TRABALHO DO TCC
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Izabel Cristina Farias dos Prazeres
SALÃO DE BELEZA E SUA ERGONOMIA
OLINDA 2015
DIRETORIA ACADÊMICA
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Izabel Cristina Farias Dos Prazeres
SALÃO DE BELEZA E SUA ERGONOMIA
ORIENTADOR
Prof. Sávio Almeida.
OLINDA 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO: EMPRESA VISITADA
1.1 Empresa
1.2 Área Visitada
00
2. OBJETIVO DA VISITA
00
3. REFERENCIAL TEÓRICO
00
4. METODOLOGIA
00
5. SITUAÇÃO OBSERVADA
00
6. RECOMENDAÇÕES
00
7. CONCLUSÕES
00
REFERÊNCIAS
00
APÊNDICES E ANEXOS
00
1. INTRODUÇÃO: SALÃO ASTRAL
Segundo levantamento da associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (ANABEL) divulgado pelo SEBRAE-SP (2012) o numero de novos salões de beleza aberto no país registrou crescimento de mais de 78% em cinco anos.
Com o crescimento deste setor pode levar o um aumento dos problemas relacionados à saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Estes ambientes geram riscos o qual levam a comprometer a saúde de seus trabalhadores, como por exemplo: Exposição a produtos químicos, escovas progressivas, alisamentos e ruídos do secador, movimentos devido à postura adotada.
Estes riscos desencadeiam o aparecimento das doenças por Esforço Repetitivo, Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORTs).
As queixas, mas feitas pela proprietária e funcionaria foram o desconforto, fadiga, formigamento, sensação de peso, diminuição de força física, choque, falta de firmeza nas mãos, as queixas geralmente, se apresenta em diferentes estágios, podendo levar em conta a relação ao tempo de duração, localização e intensidade do trabalho desenvolvido.
Os sintomas, no começo aparecem de forma insidiosa (vagarosamente, aos poucos sem apresentar sintomas específicos), no término ou em picos de produção, o repouso é recomendado para ser um mecanismo de alivio.
É neste momento que os trabalhadores procuram ajuda médica, devido às dificuldades aparecem por