P1 REGULA O DO METABOLISMO
- Concentração de enzimas pode ser alterada por variação na velocidade de sua síntese ou na velocidade de sua degradação (controle na frequência de transcrição do gene estrutural que codifica a enzima) = REGULAÇÃO A LONGO PRAZO.
- Pode ocorrer mudança na velocidade da reação que as enzimas catalisam, que pode ser aumentada ou diminuída por mudanças conformacionais da própria enzima. Essa modificação pode ser modificação alostérica ou modificação covalente = REGULAÇÃO A CURTO PRAZO.
- Modificação Alostérica: Não covalente. Substrato se liga ao sítio ativo de uma subunidade e afeta a conformação de outras, facilitando a ligação de outras moléculas de substratos ao sítios ativos. Pode ser positivo (ativador) aumenta velocidade reação ou negativo (inibidor) diminuem a velocidade da reação.
- Modificação Covalente: Reação química (metilação, fosforilação...) Atividade da enzima é drasticamente alterada pela ligação covalente de certos grupos a cadeia polipeptídica, modificando grandemente sua conformação. Fosforilação é a mais comum, catalisada por proteínas quinases. E a retirada de grupos fosfato é catalisada por proteínas fosfatases, através de hidrólise.
AÇÃO HORMONAL
Primeiros mensageiros do sistema endócrino, atingem células alvos e alteram seu metabolismo.
Receptores hormonais localizam-se no citossol, no núcleo ou na membrana plasmática das células alvo.
- A ação hormonal é iniciada pela interação de hormônios com receptores específicos (proteínas) nas células-alvo.
- Esteróides (cortisol, aldosterona, testosterona e progesterona) receptores no citosol, hormônio atravessa membrana se liga ao receptor, complexo hormônio receptor vai para núcleo e se fixa a sítios específicos no DNA.
- Tireoídicos (tiroxina e triiodotironina) atravessa a membrana e tem receptores no núcleo, complexo hormônio- receptor se liga a sítios específicos na cromatina.
- Peptídicos (insulina e glucagon)
- Catecolaminas (adrenalina e