Histologia- Classificação dos tecidos
Classificação dos tecidos
Tecido epitelial
Tecido conjuntivo
Tecido cartilagíneo
Lesão celular
Inflamação
Regeneração e cicatrização
Alterações do crescimento celular
Neoplasias
A Histologia (do grego: histós – tecido + logos) é a ciência que estuda os tecidos, entendendo-se por tecido um agregado ou conjunto de células organizado para desempenhar uma ou mais funções.
Capítulo 1
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS TECIDOS
Apesar das diferentes estruturas e propriedades fisiológicas, todos os órgãos são compostos por quatro tipos básicos de tecidos:
tecido epitelial – cobre as superfícies do corpo, reveste as suas cavidades e compõe as glândulas;
tecido conjuntivo – está subjacente ou rodeia e suporta os outros três grandes tipos de tecidos;
tecido muscular – é composto por células contrácteis, sendo responsável pelo movimento do corpo e das suas partes componentes;
tecido nervoso – capta, transmite e integra informação proveniente do exterior e do interior do corpo para controlar as suas actividades.
Cada um destes tipos é definido por várias características morfológicas gerais, podendo ser subdividido com base tanto em características mais específicas como nas substâncias intercelulares nele existentes. Notar que a classificação acima se baseia, nos dois primeiros casos, na sua morfologia, e, nos dois últimos, é funcional.
Os epitélios caracterizam-se pela ligação estreita entre as células que os compõem e pela sua presença numa superfície livre. A sua origem embrionária pode ser ectodérmica, mesodérmica ou endodérmica. Os tecidos conjuntivos caracterizam-se pelo facto de as células estarem mais ou menos separadas umas das outras e pela presença de uma matriz extracelular, subdividindo-se em função da composição e da consistência desse material. A sua origem embrionária pode ser mesodérmica ou ectodérmica. Os tecidos musculares caracterizam-se pela presença de proteínas contrácteis, actina e