Relatório F328 resistor e diodo
1714 palavras
7 páginas
Experimento 1: Lei de Ohm e caracterização do diodoLeonardo Lorensutte (146897) Letícia O. de Farias (146929) Tamara Cristina Guiraldelo (147985)
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física “Gleb Wataghin”, Campinas-SP, 13083-859, Brasil.
I. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A relação V=RxI define a resistência de um dispositivo eletrônico, onde V corresponde a diferença de potencial e I a corrente do circuito.
No caso de resistência constante à relação anterior é denominada “Lei de Ohm”. Dispositivos que obedecem a Lei de Ohm, como resistores, são ditos ôhmicos ou lineares. Entretanto, existem dispositivos que apresentam resistência variável como, por exemplo, o diodo, que se caracteriza por uma dependência da resistência elétrica em relação ao potencial aplicado, dispositivos como o diodo são ditos não lineares ou não ôhmicos.
Sabemos que a polarização direta do diodo, em função da tensão aplicada, conduz corrente de maneira exponencial, enquanto que no sentido da polarização inversa o diodo conduz pouco devido a resistência elevada, gerando uma corrente ligeiramente menor se comparada a corrente obtida para polarizações diretas.
Figura 1: Símbolo do Resistor Figura 2: Símbolo do Diodo
O experimento realizado teve como objetivo o estudo do comportamento do resistor e do diodo quando submetidos a variações de correntes e tensões, pois é possível através de uma verificação gráfica da relação entre voltagem e correntes medidas em resistores simples, averiguar a lei que governa o comportamento dessas espécies além da analise do diodo.
II. MÉTODOS EXPERIMENTAIS
A parte experimental foi dividida em duas partes.
PARTE A
Montou-se circuito conforme a Figura 3, onde Rx=100 Ω e Rp= 10 Ω, utilizando dois multímetros, marca ICEL modelo MD-6680, um medindo corrente e o outro medindo a tensão. Utilizou fonte da marca Minipa modelo MPL- 1303 M.
Figura 3: Circuito para medida de Rx.
Foi levado em consideração a observação