TRABALHO FINAL ERGONOMIA 1
Isadora Rocha Galarza isadora.galarza@acad.pucrs.br, PUCRS, Brasil
Roberta Herbstrith de Sampaio roberta.sampaio@acad.pucrs.br, PUCRS, Brasil
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), o qual foi realizado em um salão de beleza de grande porte localizado na cidade de Porto Alegre – RS. O posto de trabalho escolhido pelos autores foi o de Escovação de Cabelos, sendo este realizado por uma cabeleireira cinco dias por semana. A partir dessa análise, foi-se possível identificar potenciais aspectos que necessitam de melhorias ergonômicas e, com isso, os autores sugeriram possíveis ações corretivas para melhorar o posto de trabalho da colaboradora estudada.
Palavras-chaves: Ergonomia, AET, salão de beleza, cabeleireira.
1. Introdução
A ergonomia na atualidade está cada vez mais inserida dentro dos ambientes empresariais e de serviços, uma vez que o reconhecimento de sua importância vem sendo aceito de forma crescente pelos trabalhadores. De acordo com a NR 17 (BRASIL, 2006), a ergonomia visa adaptar o ambiente de trabalho a parâmetros que permitam a adaptação do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando-os um melhor conforto, bem como maior segurança e desempenho.
Este estudo constitui-se de uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) baseada na proposta de Guerin et al. (2001), no qual consta com a análise das Demandas, Tarefas, Atividades, Confrontações, Diagnóstico e o CERE (Caderno de Encargos e Recomendações). Esta análise apresenta a descrição de fatores antropométricos, biomecânicos, ambientais e fatores humanos não-físicos, logo contemplando a ergonomia física, organizacional e cognitiva.
O estudo foi aplicado em um salão de beleza de grande porte, localizado em Porto Alegre, com uma cabeleireira que trabalha de Terça-feira a Sábado, possuindo agenda aberta das 9h às 19h. Dentre todas as tarefas que ela realiza diariamente, o