ARRANJO FISICO
Arranjo físico refere-se ao planejamento de um espaço físico a ser ocupado e representa a disposição de máquinas e equipamentos necessários à produção dos produtos de uma empresa (CHIAVENATO, 1991).
Arranjo físico é a disposição de máquinas e equipamentos em uma determinada área com o objetivo de minimizar o volume de transporte de materiais no fluxo produtivo de uma fábrica (FRANCISCHINI e FEGYVERES, 1997)
É o arranjo de equipamentos, homens e materiais, combinados de forma a proporcionar um fluxo adequado do processo produtivo e facilitar a movimentação de pessoas e materiais através da operação. Isto, por sua vez, pode afetar os custos e a eficácia geral da produção, bem como a segurança do trabalho.
Naturalmente, existem algumas regras e direções que podem ser seguidas quando se define um arranjo físico. Contudo, a experiência e visão do gestor por muitas vezes representam a principal ferramenta de otimização. O arranjo de ser, sobretudo, propor bem estar as pessoas envolvidas, proporcionando a máxima eficiência produtiva.
4.1. Tipos de Arranjo físico
Há quatro tipos básicos de arranjo físico:
Arranjo físico posicional ou de posição fixa.
Arranjo físico por processo.
Arranjo físico celular
Arranjo físico linear ou por produto.
4.1.1. Arranjo físico posicional ou de posição fixa.
Nesse layout o material permanece fixo em uma determinada posição e as máquinas se deslocam até o local executando as operações necessárias. É recomendado para um produto único em quantidade pequena ou unificada e em geral não repetitiva. É o caso da fabricação de navios, turbinas, pontes rolantes, grandes transformadores elétricos e outros produtos de grandes dimensões físicas.
Fonte: http://agaas.com/technical/primer/fies/image_266_1png
Figura 2 – Linha de montagens de aviões.
4.1.2. Arranjo físico por processo
O layout por processo ou funcional, todos os processos e os equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área, o material se desloca