Análise Ergonomica em Salão de Beleza na cidade de João Pessoa-PB
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE DESIGN DE INTERIORES
DISCIPLINA: ERGONOMIA – PROFESSOR: AARÃO PEREIRA JUNIOR
ABORDAGEM ERGONÔMICA EM UM SALÃO DE BELEZA
DÉBORA MUNIZ
MATR. 20131270340
JÉSSICA NASCIMENTO
MATR. 20131270243
LARISSA OLIVEIRA
MATR. 20131270065
RESUMO
Este estudo apresenta uma análise de um salão de beleza situado no município de João Pessoa- PB. Observamos os postos de trabalho, posturas, uso de máquinas e o ambiente. Através dessa análise foi possível obter soluções que visam ter um ambiente adequado para a realização das atividades, tanto para os profissionais quanto para os clientes.
Palavras-chave: Ergonomia, Salão de beleza, Postura, Máquinas.
1. INTRODUÇÃO
O ambiente estudado foi um salão de beleza, especializado nos serviços de cabeleireiro. A escolha deveu-se ao crescimento pela procura desse tipo de serviço: os gastos dos brasileiros e das brasileiras com produtos de higiene pessoal e beleza (cabeleireiros, manicures e esteticistas) serão de R$ 59,3 bilhões este ano. Em 2003, o valor era R$ 26,5 bilhões, o que demonstra crescimento de 124% em dez anos, segundo pesquisa do SEBRAE nacional. (2005)
Além disso, esses serviços requerem posturas, máquinas e ambientes que permitam executar as atividades favoravelmente, com segurança e conforto, exigências básicas da ergonomia, e condições acessórias à melhor qualidade e maior quantidade da produção.
Para a execução dessa tarefa acadêmica mantivemos contato e obtivemos a autorização de uma empresa, com lojas em Campina Grande e João Pessoa, no estado da Paraíba, na pessoa do proprietário da marca.
1.1. OBJETIVO
O objetivo desta atividade foi avaliarmos as questões ergonômicas do ambiente, como as posturas empregadas em cada tipo de tarefa e os postos de trabalho.
1.2. METODOLOGIA Foi feito entrevistas contendo perguntas relacionadas a dados pessoais, atividades desenvolvidas no salão, saúde dos