Documento Especificação Truco Argentino
Projeto:
Truco Argentino
Regras do jogo
O truco é um jogo de cartas de origem árabe muito popular no Brasil (onde é conhecido como truco paulista ou mineiro), no levante espanhol (truc) e em boa parte da América do Sul (truco argentino).
O truco argentino é jogado em duas ou quatro pessoas (torneio de duplas). O objetivo do jogo é atingir 30 pontos antes do oponente. Ao jogador ou dupla que estiver com o escore nos primeiros 15 pontos, diz-se estar nas RUINS e na segunda metade, nas BOAS.
O jogo se divide em rodadas. Em cada rodada, as cartas são embaralhadas e três cartas são distribuídas entre os jogadores. Cada jogador irá jogar uma carta por turno (cada rodada, portanto, pode ter até três turnos). O jogador ou dupla que vencer dois dos três turnos será o vencedor da rodada.
Um turno é vencido pelo jogador ou dupla que jogar a carta de maior valor na mesa. O valor das cartas (da de maior para de menor valor) é enumerado abaixo:
Ás de espadas.
Ás de paus.
Sete de espadas (manilha de espadas)
Sete de ouros (manilha de ouro)
3
2
Ás de outro e ás de copas (ases falsos)
Doze
Onze
Dez
Sete de copas e sete de paus (setes falsos)
6
5
4
Vencer uma rodada adiciona um ponto ao jogador ou dupla, exceto nas situações especiais descritas de truco ou envido, detalhadas adiante.
O Truco
É uma aposta que pode ser feita a qualquer momento da rodada e será ganha pelo vencedor da rodada. A manobra de truco inicia com o jogador ou dupla declarando TRUCO. Aos adversários cabem as opções de
NÃO ACEITAR – Recusa o truco e o adversário imediatamente ganha a rodada.
ACEITAR – Aceita o truco e a rodada passa a valer dois pontos.
RETRUCO – Sobe o valor da aposta para três pontos. Neste caso, o desafiante original tem a opção de responder com VALE QUATRO, aumentando para quatro pontos o valor da rodada.
O Envido
Esta manobra só pode ser feita no primeiro turno de uma rodada. O adversário pode responder ao envido com as