Resenha coesão e coerência textual.
Aluno: Nilton Arlindo da Silva Filho
Pólo: Cuiabá
Após estudo em nossas aulas, produza uma resenha. LEIA, RELEIA o texto.
Disponível em: www.infoescola.com/redacao/coesao-e-coerencia-textual/Coesão e Coerência textual. Acesso em 28/02/2014.
Coesão e Coerência textual. Site Info Escola. Ana Paula de Araújo. Resenha. p. 2.
“Coesão e Coerência Textual” é um artigo criado pela autora Ana Paula de Araujo, publicado pelo site Info Escola, visando explicar de maneira clara e simplificada o que é coesão e coerência, e ainda como ambas se relacionam juntas ou individualmente. Para que exista um produto final, possuidor de um todo significativo é necessário que coesão e coerência andem lado a lado. É preciso também que se conheça a diferença entre cada um.
Coesão é responsável pela parte do texto gramatical, pelos elementos estruturais que envolvem o mesmo, e pelo mecanismo lingüístico, realizando assim uma ordem entre as palavras, frases e parágrafos. A parte coesa ainda se alimenta de quatro elementos que são: As referências e as reiterações, as substituições lexicais, os conectores, e a correlação dos verbos.
Ao se tratar de Coerência, concluímos que ela é a relação entre as idéias lógicas contidas; não criando assim contradições no desenvolvimento final do significado. A coerência pode ficar comprometida, quando há grande repetição da mesma idéia no texto, ou ainda quando os assuntos abordados não possuem relação nenhuma entre si. Todo texto coerente deve ter também a apresentação de novas informações em seu percurso, isso evitará que o leitor tenha a impressão negativa de que o produto final não alcançou seu objetivo. Juntos coesão e coerência dão sentido ao material, coesão cuidando da harmonia entre as partes do texto enquanto que coerência do sentido lógico e das idéias.
O produto criado por Ana Paula de Araujo é um notável resumo agradável, muito bem explicado, que proporciona ao leitor um rápido