Resenha coerencia e coesao textual
CURDO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Coesão e Coerência Textuais
Resenha Acadêmica do livro Coesão e Coerência Textuais para a disciplina Linguagem e Interpretação Textual, proferida pelo Prof.Hilário Rocha, para obtenção da N1, feita pela aluna Stéfani Coradi Paschoin, RA 0050050698.
2012
Sumário
1. Introdução 3
2. Coesão e coerência – devem-se distinguir? 4
3. Como analisar a coesão. 5 3.1. Revendo alguns autores. 5 3.2. Coesão referencial, recorrencial e sequencial. 6 3.2.1. Coesão referencial. 6 3.2.2. Coesão recorrencial. 7 3.2.3. Coesão sequencial. 7
4. Estruturas cognitivas. 8
5. Conclusão 9
6. Referências 10
1. Introdução
Leonor Lopes Fávero, nascida em 1933, na cidade de São Paulo, é uma renomada professora de linguística textual. Fávero, apesar de aposentada, hoje é professora para mestres e doutores de sua área na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP). Já passou por outras universidades no decorrer de sua carreira, fazendo, inclusive, pós-doutorado na Universidade de Paris VII no ano de 1995.
Contendo 105 páginas, sua obra “Coesão e coerência textuais”, da série princípios, editada pela editora ártica no ano de 2009, mostra à meros leitores a importância desta tão estudada área, a linguística.
O Livro parte mostrando em seu primeiro capítulo as diferenças entre coesão e coerência. Segue no segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto, analisando individualmente a coesão, revendo alguns autores importantes para a melhor definição do termo e mostrando suas diferentes formas de existência, como, por exemplo, a coesão referencial ou recorrencial.
Depois de fazer da mesma forma com a coerência, a autora traz partes de textos importantes, como “Infância” – de Carlos Drumond de Andrade e “Negociações” – de Luís Fernando Veríssimo, para melhor visualização da teoria tratada e conclui a obra com aplicação dessas formas em um texto conversacional.
Acredito que o livro, apesar de trazer uma