Teorias Motivacionais
1.1 Resumo do capítulo
1.2 Caso de desmotivação
1.3 Programa motivacional
1..1 RESUMO DO CAPÍTULO
Definindo Motivação
A motivação pode ser definida com algo que te leva a ir em busca da sua meta,ou até mesmo lhe mostrar com clareza a necesidade de alcançar algumas coisas.
Podemos encontrar três elementos-chave na definição de motivação. São eles,a intensidade,direção e persistência. O esforço tambem se encaixa nesses três elementos,pois o memso é caracterizado como essencial para uma boa motivação. O indiviudo que se encontra motivado tem consigo a permanencia na tarefa até seus objetivos serem alcançados.
Teorias Classicas de Motivação
No ano de 1950 foram criados 4 teorias sobre motivação. Ao decorrer dos anos outras teorias foram sendo criadas,mas essas 4 foram e ficaram,caracterizadas como as principais.
Teoria de Hierarquia de Necessidade
É constituida por algumas “fases”, como:
Fisiológica (fome, sede, abrigo e outras necessidades)
Segurança (proteção contra danos, tanto emocionais quanto físicos)
Estima (fatores externo, respeito proprio,realização e autonomia e os fatores internos, como, status, reconhecimento e atenção)
Autorealização (alcance do seu proprio potencial).
Essa teoria abrange a ideia de que nenhuma necessidade pode ser preenchida totalmente, e que a cada realização,os proximos objetivos vão acabar se tornando muito mais necessario.
Teoria X e Teoria Y
O fundador dessa teoria se chama Mc Gregor. O mesmo divide essa teoria em,negativa sendo a teoria x e a positiva a teoria y. E tudo isso sendo baseado em uma analise que o mesmo fez para verificar a relação das gestores aos seus funcionarios. Logo obteve dois resultados baseados noas teorias X e Y.
Na teoria X,ele descreveu que os gestores acreditam que seus colaboradores “ não gostam de trabalhar” e por isso há a necessidade de cobra-los e orientalos sempre,até que o objetivo seja cumprido.