O arquiteto, o usuário, o hipertexto e os fios
Cyntia Ueda Hoje ouvese muito o termo Arquitetura da Informação, mas ao mesmo tempo, sua definição fundese a de tantos outros e no final fica a dúvida: afinal, o que é arquitetura da informação e que impacto ela tem em nossas vidas?
Após ler o texto
O fio de Ariadne e a Arquitetura da Informação na WWW
, de Durval de
Lara Filho, é possível chegar a seguinte conclusão: o impacto é altamente perceptível, pois vivemos numa sociedade na qual a quantidade de informação é enorme e o acesso a ela é amplo. E para termos acesso a toda essa informação de maneira compreensível, para conseguirmos achar aquilo que procuramos no meio de tantas outras informações, contamos com a ajuda do arquiteto de informação.
No título do texto, temos o termo "WWW", que o wikipedia ( www.wikipedia.org ) define da seguinte maneira:
"...
é um sistema de documentos em hipermídia (hipermédia) que são interligados e executados na
Internet
."
É através da internet que navegamos em diversos sites, sendo o papel do arquiteto nos guiar pelo hipertexto, não de maneira limitadora, engessada e linear, mas de modo que haja uma organização na qual o usuário possa se achar e encontrar aquilo que quer ou que descobriu naquele momento que queria pois uma das funções do arquiteto é sugerir dando a ele a liberdade de se emaranhar na rede sem se perder.
Para realizar esse trabalho, o arquiteto precisa buscar conhecimento nos vários elementos que compõem esse processo de transmissão de informação através da navegação: ele precisa conhecer o usuário com o qual está lidando, qual é o seu perfil e suas necessidades; precisa saber quais são as necessidades e objetivos da empresa na qual trabalha. Acrescento às palavras de Durval o fato do arquiteto também buscar
o conhecimento sobre as limitações que um projeto pode enfrentar para