ENGENHARIA
Com a crescente taxa populacional mundial a energia que nos é gerada atualmente poderá não nos atender no futuro, dentre algumas alternativas para solucionar esse problema temos a energia sustentável, no Brasil já temos a implantação deste tipo de captação de energia, com a energia eólica, por exemplo o Brasil ocupou a 21ª posição no ranking dos produtores de energia eólica (O GLOBO, 2012) Assim como o uso da energia eólica que está sendo bem utilizada não só no Brasil como em diversos países o processo de captação de energia através de ondas do mar também poderá ser bem sucedido em diversos países visto que proporciona altos níveis de energia.
Locais a serem aplicados
Para que seja aplicado o sistema de captação de energia elétrica através das ondas do mar é necessário um estudo do local onde será o empreendimento tendo em vista diversos fatores para o bom funcionamento do sistema, levando em consideração as condições climáticas da região a ser escolhida e o nível de ondas do mar uma vez que através da altura da onda podemos gerar cálculos para a sua frequência e estabelecer taxas de energia a serem geradas. Deverá ser aplicada em costas de grande extensão para comportar as dimensões dos equipamentos e toda infraestrutura necessária para os mesmos estarem em funcionamento.
Matérias Primas
A principal fonte de matéria prima é a água já que para funcionar corretamente, o fluxo de água deve estar com velocidade suficiente para que consigam transformar em energia elétrica, velocidade essa que será obtida através do deslocamento das ondas no mar, gerando consequentemente o seu período de duração e a frequência a qual se encontra.
Composição, Infraestrutura
Segundo Segen Estefen (2006), o sistema é composto basicamente por (A) braços mecânicos que através do movimento das ondas irá se deslocar para cima e para baixo. (B) Flutuador que fará o contato direto com a água e interação direta com o braço mecânico. (C) Bomba hidráulica de movimento