Normas ABNT
Regras gerais: usar aspas duplas; indicar o nome do autor em letras maiúsculas (quando entre parênteses); indicar o nome do autor com as iniciais em letras maiúsculas, quando mencionado no texto; indicar o ano da publicação; incluir a página da fonte consultada.
Exemplo 1: Citação direta – chamada pelo sobrenome do autor
Citação:
“As monografias são exigidas ao final de cursos de graduação, especialização ou pós-graduação lato sensu." (HUBNER, 1998, p. 19).
Como aparecerá na lista de referências:
HUBNER, Maria Martha. Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado. São Paulo: Pioneira, 1998.
Exemplo 2: Citação direta - autor inserido no texto
Citação: Segundo Severino (1996, p. 59) “a discussão da problemática levantada no texto, bem como a reflexão a que ele conduz, devem levar o leitor a uma fase de elaboração pessoal ou de síntese.”
Como aparecerá na lista de referências:
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 1996.
CITAÇÕES INDIRETAS (ATÉ 3 LINHAS)
Regras gerais: não usar aspas duplas; indicar o nome do autor em letras maiúsculas (quando entre parênteses); indicar o nome do autor com as iniciais em letras maiúsculas (quando inserido no texto); a indicação do número da página é opcional.
Exemplo 1: citação indireta – chamada pelo sobrenome do autor
Citação:
Ao escolher o tema da pesquisa torna-se necessário unir uma grande motivação com a familiaridade em relação ao tema proposto (GONSALVES, 2001).
Como aparecerá na lista de referências:
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2001.
Exemplo 2: citação indireta – sobrenome do autor inserido no texto
Citação:
Considerando a proposta de Vieira (1999) pode-se dizer que o orientando depois de escolher o tema da tese, deve verificar se suas idéias coincidem com