Analista ADS
A pirataria de software é a distribuição de softwares, sem a permissão do desenvolvedor/criador, que são protegidos por direitos autorais.
A pirataria de software é roubo. Se a pessoa física ou jurídica for pega distribuindo esses softwares de forma ilegal, pode responder e ser responsabilizado legalmente por esse tipo de crime. O proprietário do software também pode processar você ou a empresa, exigindo pagamento por danos financeiros. Pode decidir processar por danos reais, que inclui o valor perdido devido a sua inflação e todo o lucro que o infrator obteve. Vale também ressaltar que essa pena não é feita apenas para quem vende o software pirata, mas também para quem o copia.
Para evitar a pirataria de software, as empresas geralmente obtém atualização online de seus produtos, chave de código de segurança na hora da instalação, para que possa destravar o programa e ao mesmo tempo bloqueá-lo para que não possa ser copiado para nenhum CD. Outra forma de ser evitada também é o usuário exigir um certificado de licença na hora da compra, assim evita o risco de ser processado por receptação de mercadoria falsificada e infração de direitos autorais.
Liberação de Software
A liberdade de utilizar um programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade em especial.
Tipo de Freeware (Softwares gratuitos)
Alguns softwares livres notáveis são o Linux, o ambiente gráfico KDE, o compilador GCC, o servidor web Apache, o OpenOffice.org e o navegador web Firefox, entre muitos outros.
Conclusão
O grupo é a favor da pirataria. Pois apesar de algumas vezes ela apresentar alguns problemas no software, os preços de CD’s de instalações estão muito caros, sem contar que quando vem para o Brasil, o valor aumenta ainda mais. Se as