INCENDIO
SUMÁRIO
Introdução
Química do Fogo
Pontos de Temperatura
Classes de Incêndio
Método de Extinção e Combate
Agentes Extintores
Limites de Inflamabilidade
Alguns Fenômenos Decorrentes em Incêndio
Explosões
Equipamentos Manuais de Combate à incêndio
Prevenção de Incêndio
Considerações Finais
1
1-
INTRODUÇÃO
O Fogo tem sido, desde a sua descoberta, empregado pelo homem como elemento indispensável ao progresso da humanidade. Sua aplicação vai desde o aquecimento de ambiente frio e o cozimento de alimentos, até a geração de energia. A natureza do fogo foi, por vários séculos, objetos de estudo de sábios alquimistas. Ao fim do século XVIII, Lavoisier apresentou a teoria até hoje aceita:
“O fogo é uma forma de oxidação rápida”.
O fogo sob controle tem sido utilizado pelo homem, maiores são as possibilidades da ocorrência de incêndios e hoje, a Proteção contra incêndio deixou de ser uma simples arte, que era exercida por homens dotados, sobretudo de bravura e coragem, para transforma-se numa ciência que vem sendo desenvolvida por técnicos que estudavam suas origens e a melhor forma de preveni-los ou combatê-los. 2- QUÍMICA DO FOGO
Combustão
A Combustão é uma reação química que ocorre entre o oxigênio e um combustível que produz luz e calor.
A Combustão é representada normalmente pelo tetraedro do fogo, exposto a seguir:
2.1- ELEMENTOS ESSENCIAIS DO FOGO
Para que se possa interpretar o significado do tetraedro do fogo é imprescindível que se conheçam os elementos essenciais do fogo, que constituem os lados dessa figura.
2
2.1.1 - COMBUSTÍVEL
É tudo aquilo capaz de entrar em combustão,ou seja, é o elemento que alimenta o fogo, contribuindo para a sua propagação. Os combustíveis comuns, na sua maioria, são compostos de carbono ou hidrogênio em quantidades variáveis, podendo ser sólidos, líquidos e gasosos.
Ex.: Sólidos: Madeira, papel, carvão, fibras, vegetais e etc.
Líquidos: Gasolina, álcool,