Normas da abnt
A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o único foro nacional de normalização com mais de 65 anos de existência.
O ponto de partida foi a 1ª reunião de laboratórios de ensaios de materiais realizada em 1937, com objetivo de aprimorar pesquisas e consolidar novas tecnologias. Em 1938 e 1939 iniciou a ideia de se criar uma entidade de normalização, concretizada um ano após, com o nascimento da ABNT.
A Entidade cresceu e participou da fundação Internacional Organization for standardization ( ISO ) em 1947. Em 1961, no Uruguai a ABNT participou da criação da comissão Pan-Americana de normas técnicas ( COPANT ) destinada a desenvolver a normalização em seus países ( comércio, industrias, cientifico, tecnológico ).
Em 1962 no desenvolvimento industrial do país, a ABNT foi reconhecida por lei como órgão utilidade pública. Trinta anos depois, na resolução 7 do Conselho Nacional de Metrologia ( CONMETRO ) foi reconhecido como único foro Nacional de Normalização.
Em 1991, a ABNT ajudou a criar o Comitê Mercosul de Normalização (CMN) para integrar e a concretização do mercado único, participação no mercado mundial. Nove anos após, foi firmado convênio com o grupo mercado comum e passou a ser chamado de Associação Mercosul de Normalização (AMN), reconhecido como foro regional de normalização para o Mercosul.
A Organização enfrentou alguns problemas. Em 1970 até o inicio de 1990, com agravamento da conjuntura econômica nacional, contou com a colaboração das associados para manter-se estável.
Em 1999, teve uma crise financeira que se estendeu apartir de 2003, quando uma nova postura administrativa foi adotada. Hoje a associação vive financeiramente estável, conquistado credibilidade e prestígio.
A associação enfrentou muitas dificuldades no inicio, contava com uma secretária apenas e os móveis eram emprestados, junto com isto o Brasil participava da 2ª guerra mundial. A ABNT