engenharia
Délcio R. da Cunha1, Jackson A. de Souza2, Luis C. C. de Abreu3, Luis F. Torturella4, Raphael A. dos Santos5
1USS, CECETEN, Engenharia Elétrica, delciocunha@msn.com
2USS, CECETEN, Engenharia Elétrica, Jackson.amaro.tst@gmail.com
3USS, CECETEN, Engenharia Elétrica, tiquinhoabreu@yahoo.com.br
4USS, CECETEN, Engenharia Elétrica, luizfilipeccaa@gmail.com
5USS, CECETEN, Engenharia Elétrica, raphael_alvessk8@hotmail.com
Resumo. O tema abordado por este artigo trata da analise da implementação de um GMG atuando no horário de ponta.O trabalho têm por objetivo destacar os aspectos relevantes, tais como conceitos sobre o assunto, dimensionamento e avaliação técnico-econômica sobre a implantação da geração de energia elétrica à combustão, melhorias trazidas pelo projeto.A relevância do assunto pesquisado reside na diminuição do consumo de energia no horário de ponta, através da avaliação da estrutura tarifária e outros aspectos relativos ao consumo. Desta forma, com intuito de planejar a definição do equipamento bem como forma de atuação para suprir a energia elétrica requerida e aplicação no horário de ponta.
1.Introdução
A eletricidade é uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo moderno, o seu uso tornou-se fundamental nas ultimas décadas. Em qualquer ambiente sejam casas, empresas, supermercados e lojas é possível de alguma forma estar em contato com a eletricidade. Entretanto, com o uso cada vez maior têm-se buscado soluções alternativas energéticas visando à confiabilidade e economia no fornecimento de energia elétrica.
No Brasil, temos a base da matriz energética constituído por usinas hidroelétricas. Contudo, nos últimos anos a autoprodução vem crescendo e tornando-se uma aliada na economia de energia elétrica, para manter a confiabilidade e segurança dos consumidores. Esta metodologia tem a