Engenharia eletrica
2.1. INTRODUÇÃO
Transformadores de medida são equipamentos que permitem aos instrumentos de medição e proteção funcionar adequadamente sem que seja necessário possuírem correntes e tensões nominais de acordo com a corrente de carga e tensão do circuito principal.
Os transformadores de corrente, TCs, e os transformadores de potencial, TP´s, são os transformadores de medida utilizados no sistema de proteção.
Transformadores de corrente são utilizados para suprir aparelhos que apresentam baixa resistência elétrica, tais como bobinas de corrente dos amperímetros, relés, medidores de entregia, de potencia, etc.
O TC opera com tensão variável, dependente da corrente primária e da carga ligada no seu secundário. A relação de transformação das correntes primaria e secundaria e inversamente proporcional a relação entre o número de espirras dos enrolamentos primário e secundário.
Transformadores de potencial são equipamentos que permitem aos instrumentos de medição e proteção funcionar adequadamente sem que seja necessário possuírem tensão de isolamento de acordo com a da rede à qual estão ligados.
Os transformadores de potencial, na sua forma mais simples, possuem um enrolamento primário de muitas espirras e um enrolamento secundário através do qual se obtém a tensão desejada, normalmente padronizada em 115V ou 115/V3V. Dessa forma, os instrumentos de proteção e medição são dimensionados em tamanhos reduzidos com bobinas e demais componentes de baixa isolação.
Transformadores de potencial são equipamentos utilizados para suprir aparelhos que apresentam elevada impedância, tais como bobinas de tensão dos voltímetros, relés de tensão, medidores de energia etc. São empregados indistintamente nos sistemas de proteção e medição de energia elétrica. Em geral, são instalados juntos aos transformadores de corrente.
A figura 2.1 mostra a vista geral de uma subestação de 230 kV com seus respectivos transformadores de corrente e de potencial