Engenharia do produto
Disciplina: Introdução à Engenharia de Produção
Professora: Sílvia Araújo dos Reis Grupo: Ana Carolina de Meneses Pessoa Marcelo Silva Santos Mirele Scandiuzzi dos Santos Nayane Cristina Moreira Paulo Augusto Barbosa Alves de Oliveira Pedro Henrique Abbadia Pessoa
Introdução
A projeção e produção em quantidade são bastante antigos. Teve seu início nas civilizações romanas e chinesas, os quais produziam seus utensílios domésticos, mas com a revolução industrial o design de produtos se modernizou, adquiriu características diferentes.
O modo de produção mudou e com isso provocou alterações no tempo de lançamento, na ampliação das opções e no esforço concentrado na melhoria da qualidade dos produtos. Com isso, temos hoje um ambiente industrial globalizado em que os produtos são projetados simultaneamente em mais de um país ou projetados em um país e fabricado em outro.
A atividade de desenvolvimento de novos produtos está definitivamente vinculada à estratégia de inovação tecnológica traçada em cada organização, sendo mundialmente reconhecida como um fator chave no bom desempenho empresarial.
Portanto, o objetivo da engenharia do produto é o desenvolvimento de um produto que supra todas as necessidades do cliente, fazendo uso de uma ampla gama de ferramentas para aprimorar a pesquisa de mercado, planejamento e projeto do produto, marketing e gerenciamento de projeto.
Planejamento e Projeto do Produto
A fase de Planejamento do Projeto trata-se do desenvolvimento de um produto específico do portfólio, que é viabilizado por meio da definição detalhada da finalidade do produto e do projeto, das atividades previstas, pessoal, prazos, recursos necessários, orçamento, análise de riscos e definição de critérios de avaliação. Como resultado tem-se o PDP(Processo de