Engenharia Civil
O Estágio Supervisionado é uma atividade acadêmica, obrigatória para a conclusão do curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Uberlândia, na qual os alunos são submetidos a um período de estudos práticos para aprendizagem e experiência, participando de situações reais da vida profissional.
Durante o estágio, o aluno deve procurar extrair o máximo de conhecimento e experiência dos profissionais que está convivendo, realizando suas tarefas com empenho, dignidade e sabendo de suas limitações.
Ao cursar tal disciplina, o discente se depara com problemas reais e deve colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, ampliando assim sua formação humana, científica e cultural. É uma excelente oportunidade para mostrar seu potencial e evoluir não só como um engenheiro, mas também como ser humano.
Ao final do estágio, o aluno se sente mais preparado para encarar as dificuldades de sua vida profissional e desenvolve virtudes essenciais para um engenheiro como liderança e criatividade e aprende a ser um “solucionador” de problemas.
2 O estágio supervisionado
Segundo Cardozo (2008), o estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio empresarial.
2.1 A realidade do estágio supervisionado
Para a realização do estágio supervisionado o aluno deve ter obtido aprovação em todas as disciplinas dos seis primeiros períodos. Ao fazer sua matrícula, através de um requerimento dirigido à Coordenação do Curso, o discente deve ter uma dedicação semanal mínima de 8 (oito) horas.
A Comissão de Estágio Supervisionado