Recomendações aos Jovens Teólogos e Pastores
Teólogo e pastor internacionalmente conhecido, Helmut Thielicke foi um dos principais pensadores cristãos do século 20, teólogo protestante alemão e reitor da Universidade de Hamburgo de 1960 a 1978, autor de diversos livros na área teológica e acadêmica.
O professor Johann Tobias Beck, em suas aulas, costumava deixar um pouco dos assuntos acadêmicos transformando o local em púlpito. O autor inicia seu livro como uma reflexão do que acontece com as vidas dos alunos durante o curso de Teologia, desafiando aos leitores encararem o livro como um pequeno exercício espiritual.
O cristão comum tem diversas razões para temer a Teologia, alertado pela ideia de que é perigoso tratar a Bíblia com ferramentas cientificas, tentando explicar todos os seus pontos obscuros, ou ainda contra os riscos de ter um professor descrente. Portanto, o cristão comum não crer nem pensar de tratar a Bíblia com outros recursos além da sua fé. Aconselha o estudante não se sentir diferente, como se participasse de um grupo de “iniciados”, discriminando a ingenuidade do crente comum e enchendo-se de orgulho. Se o crente comum teme a Teologia é porque já teve alguma experiência negativa neste sentido.
Sobre os argumentos da experiência, o autor cita o exemplo de vida do jovem vocacionado que decidiu estudar Teologia e na sua volta para casa, após o primeiro semestre, aos olhos antigos colegas ele sofreu uma transformação, e relata as duras críticas do jovem teólogo para com um amigo leigo. Quando termina o terceiro semestre, volta ao lar, seu amigo já nem se atreve a se pronunciar diante de tanta sabedoria. O jovem cristão é esmagado pela roupagem argumentativa do jovem teólogo, mesmo em conversas informais. Diante disso poucas igrejas se sentem encorajadas a valorizar a teologia acadêmica.
No capitulo, a adolescência teológica, o autor cita as causas do problema e aponta que é um erro colocar